quarta-feira, 29 de abril de 2009

hamster chines


HAMSTER CHINÊS (Cricetulus griseus)
Origem: fronteira entre China e Mongólia.
Tamanho: 08 a 10 cm, com peso variando entre 38 e 46 g.
Hábitos: noturnos, embora eventualmente possam se tornar diurnos.
MANUTENÇÃO:
Gaiolas com base de plástico e parte superior em arame rígido, com espaçamento bem pequeno entre os arames para que não fujam. Forrar o fundo da gaiola com serragem ou outro substrato próprio. Certificar-se de que a serragem não possua resinas ou inseticidas. Evitar luz solar direta e local com correntes de ar. A gaiola deve possuir um bebedouro tipo mamadeira, um comedouro raso e outros acessórios, como rodinhas e casinhas. Deixar sempre a disposição o suplemento mineral para que o Hamster possa gastar os dentes.
REPRODUÇÃO:
Gestação média de 21 dias, com nascimento de 4 a 8 filhotes.
COLORAÇÃO:
As mais comuns são cinza com a barriga branca e uma listra preta no dorso, além da marrom com uma faixa mais escura no dorso.
MANUSEIO:
Aceitam bem se tratados com delicadeza.
COMPATIBILIDADE:
Podem viver com outros da mesma espécie desde que colocados juntos antes de completarem 3 meses de vida.
ALIMENTAÇÃO:
Os alimentos devem ser mantidos na gaiola durante todo o dia e especialmente à noite. Alimenta-se basicamente de amendoim (não torrado), ervilha, cereais, grão de bico, sementes de girassol, grãos crus - como aveia - milho, semente de girassol, semente de abóbora (sem sal), sorgo, trigo e castanhas.Existem disponíveis no mercado rações industrializadas, balanceadas de modo a oferecer nutrientes básicos essenciais que atendem as necessidades diárias, produzidas com alimentos não nocivos à saúde. Apesar de serem vegetarianos deve-se evitar alimentá-los com alimentos congelados, em conservas, ramas, brotos de batata e tomate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário