quarta-feira, 29 de abril de 2009

doenças de hamster

Os hamsters, assim como nós, podem contrair algumas doenças. Muitas deles são ocasionadas por erros na alimentação e falta de cuidados do dono, mas em muitos casos o criador não tem culpa.Quando você suspeitar que seu hamster está doente, procure um veterinário especializado. Por favor, peço para que não enviem e-mails para mim pedindo ajuda, pois não tenho conhecimentos nessa área. Assim que suspeitar de algo, tente normalizar a alimentação e ter cuidados redobrados e procure um veterinário.Atenção: jamais dê remédios a seu hamster sem antes consultar um veterinário!
Sintomas
O que pode ser
Sangue na urina
Fungo Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins
Fezes moles
Fungo Aspergillis, diarréia, wet-tail
Sede excessiva
Infecção na bexiga ou nos rins, diabetes
Coçar-se excessivamente
Alergia, parasitas, dermatoses
Micção excessiva
Fungos Aspergillis, infecção na bexiga e nos rins, diabetes
Queda de pêlo
Alergia, deficiência alimentar, sarna, parasitas, dermatoses
Irritação no ventre e/ou nos pés
Alergia
Falta de coordenação motora
Infecção no ouvido, hemorragia cerebral
Falta de evacuação
Constipação
Caroço
Abcesso, tumor
Secreção nasal
Alergia, resfriado
Inchaço ou vermelhidão nos olhos
Alergia, resfriado, conjuntivite
Lesões na pele
Sarna, mancha-no-quadril, dermatoses
Letargia profunda
Fungo Aspergillis, desidratação, hibernação, infecção dos pulmões, choque, prostração pelo calor
Tremores
Resfriado, choque, infecção dos pulmões, prostração pelo calor
Espirros
Alergia, resfriado
Perda de peso
Diabetes, problemas dentários
Dificuldade na respiração
Alergia, fungo Aspergillis, resfriado, infecção dos pulmões
Algumas doenças, sintomas ou anormalidades podem ser curados ou ter seus sintomas aliviados se o dono tomar alguns cuidados especiais. Veja abaixo:Diarréia - Ela é causada principalmente quando o hamster recebe para comer muitos legumes e comida úmida. Se ele estiver sofrendo diarréia, não dê mais esse tipo de alimentos até que ele se cure. No caso de diarréia muito forte e prolongada, procure um veterinário.Resfriados - É necessário identificar o resfriado, pois hamsters muitas vezes tem esses sintomas por alergia. Mantenha seu hamster longe de elementos alérgicos (cheiro forte, serragem com ervas, etc.) e mantenha-o sempre morno, não quentes. Se os sintomas se agravarem ou se prolongarem, procure um veterinário.Hibernação - Hamsters sírios, quando em ambiente que muda de temperatura muito rapidamente, podem hibernar. Ele pode parecer morto: duro, frio e com pequena evidência de respiração, porém seus bigodes continuam se mexendo. Hamsters não fazem planos para hibernar, ao contrário de ursos por exemplo. Então, acorde-o constantemente para evitar que ele se desidrate ou fique com fome. Ele deve ser esquentado em temperatura morna até voltar a atividade. Deixe bastante comida e água à disposição do hamster.Sarna (perda de pêlo) - Ele normalmente ocorre em hamsters velhos perto da barriga e do quadril. Esmague tabletes de levedura na comida do hamster para que ele melhore. A perda de pêlo em hamsters novos normalmente é associada com irritação de pele. No caso, procure um veterinário.Mancha no Quadril - Muitos criadores, alguns experientes, ficam assustados ao notar que hamsters sírios tem uma mancha em cada quadril. Trata-se de glândulas de odor e são normais, usadas pelo hamster para identificar parceiros e filhotes. Podem parecer pegajosas de vez em quando, o que também é normal.

2 comentários:

  1. vou ganhar um hamster e adorei esse site agora sei mas sobre hamster*-*

    ResponderExcluir
  2. adoreei o site, já tinha escrevido 1 post...mas não foi...mas este site vai dar muito geito pois vou ter 1 hamster em breve..

    ResponderExcluir